Qual a relação da pandemia de COVID-19 com o aumento do desejo do brasileiro empreender e ter uma empresa?
A pandemia de COVID-19 trouxe muito sofrimento e insegurança.
Nossas certezas foram profundamente abaladas, e, talvez por isso tenha aumentado tanto a vontade de empreender dos brasileiros entre 2019 e 2020.
Como demonstram os números da pesquisa realizada pelo Sebrae juntamente com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ), 1/3 do aumento da taxa de empreendedorismo potencial seria motivada pela pandemia.
A taxa de empreendedorismo potencial no Brasil teve um crescimento de 75%, passando de 30% para 53%. O que aponta que aproximadamente 50 milhões de brasileiros que ainda não empreendem querem empreender nos próximos 3 anos, identificando também que está entre os desejos dos brasileiros ter uma empresa. Apontou também a referida pesquisa que a taxa de formalização no mesmo período cresceu 69%, passando o total de empreendedores com CNPJ de 26% para 44%.
O aumento do desejo de empreender, da formalização, da criação de novas empresas tem impacto na geração, por parte das micro e pequenas empresas responderem por 70%, ou 1,5 milhão das 2,2 milhões de vagas criadas até agora em 2021.
Se você já é empreendedor ou deseja empreender, como pessoa jurídica, profissional liberal ou MEI, venha trazer seu sonho para contribuirmos com o seu sucesso, como já fizemos com inumeráveis clientes.